Início

Acreditado como Curso de Formação

“Matemática Com Vida: diferentes olhares sobre Dados e Probabilidades”

 

“Os modelos são úteis porque a Ciência se ocupa de um coletivo (a população), ainda que o faça usando uma parcela desse coletivo (uma amostra).” (Pestana, D., 2013, p. 3)1

Dinis Pestana refere que a Estatística é uma ciência que utiliza a linguagem da Probabilidade para avaliar a validade de hipóteses, medir e compreender o mundo. Ela fornece informações relevantes mesmo em situações de incerteza e auxilia na tomada de decisões adequadas. A construção do conhecimento científico envolve revisão e questionamento contínuo, corrigindo erros e convicções equivocadas. É um esforço coletivo que acumula pequenas contribuições até alcançar avanços significativos, transformando a incerteza em aliada na busca pelo conhecimento2. O cerne da Estatística é a capacidade de saber “ler” informação quantitativa.

Nesta 4.ª edição dos Encontros ‘Matemática com Vida’, a realizar nos dias 23 de setembro e 30 de setembro, permitimo-nos pensar e refletir, segundo múltiplas perspetivas, sobre esse caminho, em que o pensamento computacional tem lugar de destaque.

Este Encontro enquadra-se na vertente ‘Labs Convida’ da iniciativa maior – ‘Labs Com Vida’, rentabilizando sinergias do lem@tic – laboratório de Educação em Matemática – e do LabDCT – Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia, estruturas funcionais do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF) – https://www.ua.pt/cidtff/ .

Não poderíamos deixar de o fazer ‘para’ e ‘com’ os nossos parceiros privilegiados – os professores de Matemática. Contamos convosco!

 

1http://filcc-ulutl.fc.ul.pt/docs/Estat%20Cienc%20e%20Filos%20Cienc.pdf

2http://www.museudaciencia.org/uploads/files/eventos/matematica_ciencia_natureza/120508192008_dinis_pestana_resumo_e_cv.pdf