Acreditado como Curso de Formação
“Matemática Com Vida: diferentes olhares sobre a Cultura”
“Sair da gaiola – da mesma forma que sair das torres de marfim – não é fácil. (…). É fundamental poder sair e voltar livremente, conhecer a realidade ampla, reconhecer os problemas maiores que afetam a humanidade e estabelecer uma parceria de colaboração com todos os demais especialistas.” (D’Ambosio, 2013, p. 160)1
A matemática, frequentemente vista como uma ciência exata e abstrata, tem uma profunda conexão com a cultura humana. Desde tempos imemoriais, ela tem moldado e sido moldada pela arte, pela linguagem, pelos valores sociais e pela forma como interpretamos o mundo. Essa relação multifacetada vai além de números e fórmulas, revelando como as sociedades humanas utilizam o pensamento lógico e estruturado para resolver problemas, comunicar ideias e expressar sua compreensão do universo.
Ubiratan D’Ambrosio refere que devemos pensar e agir com uma atitude transdisciplinar ao pensar e agir em relação à matemática. A relação entre a matemática e a cultura é uma interseção rica e multifacetada, onde conceitos abstratos encontram significados culturais profundos. Neste sentido, o autor sugere que a educação matemática deve incorporar as suas raízes culturais: a restauração dos processos culturais técnicas essenciais para explicar e conhecer o nosso ambiente natural e social. Nesta perspetiva, a educação matemática deve enfatizar a experimentação, a modelação e a pesquisa, dentro do contexto social, político, histórico e cultural em que se insere, enriquecendo a experiência de aprendizagem1.
Nesta 5.ª edição dos Encontros ‘Matemática com Vida’, a realizar nos dias 12 e 19 de outubro, permitimo-nos pensar e refletir, segundo múltiplas perspetivas, sobre esse caminho, em que a cultura tem lugar de destaque.
Este Encontro enquadra-se na vertente ‘Labs Convida’ da iniciativa maior – ‘Labs Com Vida’, rentabilizando sinergias do lem@tic – laboratório de Educação em Matemática – e do LabDCT – Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia, estruturas funcionais do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF) – https://www.ua.pt/cidtff/ .
Não poderíamos deixar de o fazer ‘para’ e ‘com’ os nossos parceiros privilegiados – os professores de Matemática. Contamos convosco!
1http://filcc-ulutl.fc.ul.pt/docs/Estat%20Cienc%20e%20Filos%20Cienc.pdf