Matemática e Cultura: qual a relação?
Pedro Palhares
CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Que tem a Matemática a ver com a Cultura? Muito, pouco, nada? Haverá seguramente opiniões a suportar as várias hipóteses, incluindo quem defenda que a Matemática nada tem a ver com a Cultura ou com a atividade humana, por ser abstrata e formal. Não é assim que vemos a Matemática e muito menos o seu ensino. A ligação à atividade humana é quanto a nós necessária, até porque permite dar-lhe significado. Assim, nesta sessão, exporemos uma visão humanista que defende que a Matemática não só tem na sua génese elementos culturais, como também que a matemática escolar pode e deve ser conectada com a cultura ligada a comunidades específicas. Ao longo da sessão, daremos exemplos retirados da investigação recente em Etnomatemática, desde o 1.º até ao 3.º ciclo do Ensino Básico, usando como conceitos matemáticos o cálculo aritmético, a proporcionalidade e as transformações geométricas.
Azulejos, Padrões e Simetrias
Isabel S. Labouriaue
Centro de Matemática da Universidade do Porto
Vou explorar simetrias em azulejos: em um azulejo, em um friso azulejado ou em um painel azulejado e mostrar como as mesmas simetrias aparecem em outros lugares.