Sessões Plenárias

Matemática e Cultura: qual a relação?

Pedro Palhares

CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho

Que tem a Matemática a ver com a Cultura? Muito, pouco, nada? Haverá seguramente opiniões a suportar as várias hipóteses, incluindo quem defenda que a Matemática nada tem a ver com a Cultura ou com a atividade humana, por ser abstrata e formal. Não é assim que vemos a Matemática e muito menos o seu ensino. A ligação à atividade humana é quanto a nós necessária, até porque permite dar-lhe significado. Assim, nesta sessão, exporemos uma visão humanista que defende que a Matemática não só tem na sua génese elementos culturais, como também que a matemática escolar pode e deve ser conectada com a cultura ligada a comunidades específicas.  Ao longo da sessão, daremos exemplos retirados da investigação recente em Etnomatemática, desde o 1.º até ao 3.º ciclo do Ensino Básico, usando como conceitos matemáticos o cálculo aritmético, a proporcionalidade e as transformações geométricas.

 

 

 

 

 

 
 

 

 

Azulejos, Padrões e Simetrias

Isabel S. Labouriaue

Centro de Matemática da Universidade do Porto

Vou explorar simetrias em azulejos: em um azulejo, em um friso azulejado ou em um painel azulejado e mostrar como as mesmas simetrias aparecem em outros lugares.