Sessões Paralelas

Workshops dia 23 de setembro de 2023, da parte da manhã (presencial).

Maria Manuel Nascimento (UTAD) e José Alexandre Martins (IPG) – 2.º  ciclo – presencial

O barco vai de saída: Análise de dados e probabilidades nos primeiros anos

A canção de Fausto retrata uma viagem marítima como uma jornada perigosa e cheia de incertezas. Também durante a viagem cantada por Fausto, se referem piratas, tesouros e terras distantes com cores vibrantes, que sugerem aleatoriedade e riquezas. Esta retrata um exemplo de um dia a dia (distante), mas nos dias de hoje, e em todo o lado, dia e hora: análise de dados – estatística – probabilidades – incertezas – riscos – compreender – avaliar – tomar decisões – aleatório – distribuição – modelos são tudo “coisas” que já ouvimos falar.

Nesta sessão prática queremos trabalhar os dados e liga-los com o português (contos e poesias), com a ginástica, com o estudo do meio, com tudo o que quisermos! Se quiserem trazer o vosso portátil, cola, tesouras, marcadores, post-it, tampinhas, papel de cores, cordéis, cordas, entre outros, vamos usar tudo e mais alguma coisa para aprender fazendo e brincando! Sem esquecer que tudo isto faz parte das aprendizagens essenciais da matemática e da vida!!!

Andreia Hall (UA), Helena Alvelos (UA) e Sónia Pais (IPLeiria)  – 2.º e 3.º ciclos – presencial

Jogar e Aprender: à descoberta do potencial dos jogos não digitais no ensino da matemática

Quem nunca passou uns bons momentos nas suas férias a jogar às cartas ou algum jogo de tabuleiro? Usados com moderação, os jogos proporcionam momentos de diversão, interação social, comunicação, cooperação e competição saudável entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento pessoal de cada um de nós. Será possível conciliar os benefícios do ambiente de jogo com o processo de aprendizagem em sala de aula?

Este workshop tem como objetivo explorar a utilização de jogos não digitais como ferramentas educacionais para o ensino e aprendizagem da matemática. Os participantes terão a oportunidade de experimentar uma variedade de jogos projetados para tornar o ensino da matemática mais envolvente, interativo e divertido para os alunos.

Durante o workshop, serão discutidos os benefícios da utilização de jogos na sala de aula, tais como a consolidação de conhecimentos, a melhoria da capacidade de resolução de problemas e o fortalecimento da confiança dos alunos em relação à matemática.

Espera-se que no final do workshop, os participantes fiquem com uma visão abrangente das possibilidades oferecidas pelos jogos não digitais no ensino da matemática, em particular do tema dados e probabilidades.

Helder Sousa (UTAD) e Ana Gonçalves (UA) – 3.º ciclo e ensino secundário – presencial

Aquisição de competências para a Probabilidades e Estatística com jogos de tabuleiro modernos.

Nesta formação oferece-se uma experiência inovadora baseada no uso do Jogo de Tabuleiro Moderno como ferramenta educativa, pelas habilidades que põem em ação, o exercício mental que estimulam e a interação social que proporcionam. Potenciam o desenvolvimento de capacidades cognitivas como raciocínio, dedução criatividades, resolução de problemas, memória e capacidades sociais como negociação, empatia, cooperação e autorregulação, entre outras. A sua prática é, portanto, um motor de desenvolvimento integral, favorece o desenvolvimento intelectual e social.

Os Jogos de Tabuleiro são hoje uma fonte quase inesgotável de temáticas a trabalhar. Num universo de mais de 80 mil jogos diferentes a descobrir, é dado, neste workshop, a oportunidade de conhecer alguns destes jogos com ênfase à sua aplicação direta nos conceitos de probabilidade e estatística.

Pretende-se apresentar a ferramenta, a sua evolução até aos dias de hoje e dá-la a conhecer de uma forma prática e imersiva.  Os participantes serão desafiados a refletir sobre as ferramentas usadas e de que forma os professores podem integrá-los na sua prática pedagógica ou os alunos no seu desenvolvimento pessoal.

Workshops dia 30 de setembro de 2023, da parte da manhã (online).

Fátima Regina (IPCB) e Paulo Silveira (IPCB) – 2.º e 3.º ciclos – online

Jogos, probabilidades e aprendizagem ativa

A origem das probabilidades está associada a resolução de problemas relacionados com jogos de azar, referidos, designadamente, a divisão das apostas em dinheiro quando se interrompe o jogo sem haver um vencedor. Este foi o caso do conhecido ‘Problemas dos Pontos’, para o qual frei Luca Pacioli foi o primeiro a apresentar uma solução, ainda que incorreta, em 1496, na obra Summa. Abordagens posteriores, nomeadamente as de Pascal e Fermat, conduziram à compreensão de que a quantia apostada deve ser dividida de forma proporcional à possibilidade de vitória de cada um dos jogadores e, ao subsequente desenvolvimento da teoria das probabilidades.

Sustentados no valor didático de situações que estiveram na base do desenvolvimento de conceitos probabilísticos, assumimos que os jogos encerram um grande potencial para desenvolver capacidades de resolução de problemas. Nas palavras de Miguel de Guzmán (2007), uma abordagem baseada em jogos, de base construtivista, transmite ao aluno a forma correta de enfrentar problemas matemáticos, promovendo o desenvolvimento de estratégias heurísticas com vantagens evidentes: atividade versus passividade, motivação versus aborrecimento, aquisição de processos de pensamento versus rotinas rígidas e descontextualizadas.

O workshop tem como objetivos explorar tarefas matemáticas que tomam como ponto de partida situações de jogos de azar e discutir as suas potencialidades/limitações para a implementação de metodologias de aprendizagem ativa, centradas no trabalho colaborativo, promotoras de aprendizagens matemáticas significativas e alinhadas com o preconizado nas Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico.

 

Guzmán, M. de (2007). Enseñanza de las Ciencias e de la Matemática. Revista IberoAmericana de Educacion, 43, 19-58.

 

Ana Paula Aires (UTAD), Floriano Viseu (UMinho) e Teresa B. Neto (UA) – 2.º e 3.º ciclos  – online – cancelada!

Investigações estatísticas na e para a sala de aula

Atualmente as recomendações curriculares para o ensino da Matemática apontam para uma metodologia em torno de atividades de investigação. Em particular no ensino da Estatística é proposta uma abordagem que valoriza o desenvolvimento da literacia estatística, promovendo o sentido crítico, a interpretação e comunicação de resultados. Trata-se de um processo que envolve a realização de investigações frequentemente denominadas de ‘investigações estatísticas’, uma vez que a sua concretização implica o recurso a procedimentos eminentemente quantitativos e a integração de conhecimentos estatísticos, onde estão envolvidas as fases previstas do ciclo investigativo: formulação de questões e conceção do plano da investigação; definição dos instrumentos de recolha de dados e a sua recolha; representação e análise dos dados recolhidos; e interpretação dos resultados e formulação de conclusões.

Este workshop encontra-se organizado em três partes: apresentação de alguns exemplos de investigações estatísticas, realizadas na e para a sala de aula; envolvimento dos formandos na elaboração de investigações estatísticas, em pequenos grupos, a partir de questões estatísticas enquadradas nas atuais orientações curriculares para o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; partilha das produções elaboradas pelos participantes no workshop, seguida de uma reflexão e discussão coletiva.

O workshop tem um caráter prático com a finalidade de promover um envolvimento ativo, a colaboração e a partilha de saberes de todos os participantes.

 

Joaquim Pinto (DEP-UA) e Marisabel Antunes (E. S. D. Dinis de Coimbra) –  3.º Ciclo e Ensino Secundário – online

Tecnologia Ti-Nspire CX II – T e o micro:bit  como ferramentas de recolha e tratamento de dados

Nesta sessão usaremos a Tecnologia Ti-Nspire CX II – T, como ferramenta para a recolha e tratamento de dados. Trabalharemos, também o uso da linguagem de Programação Python para criar pequenas simulações, assim como o micro:bit como interface gerador de dados, motivação e entusiasmo.

Workshops dia 30 de setembro de 2023, da parte da tarde (online).

Conceição Costa (UA) – 2.º e 3.º ciclos – online – nova data – 14 de outubro!

Análise de dados e literacia estatística

Vivemos há mais de meio século na era da informação. No nosso quotidiano tomamos contacto com grandes quantidades de informação, provenientes de diversas fontes e que servem diferentes propósitos. A informação é hoje veiculada através dos mais diversos meios, chegando até nós através das formas mais tradicionais como livros, revistas, jornais ou noticiários na rádio ou na televisão, até às mais modernas como blogs, podcasts, redes sociais, sites e plataformas de partilha de conteúdos. Saber lidar com esta informação e ser capaz de formar e discutir opiniões, assim como tomar decisões, é de extrema importância, na medida em que cada vez mais, faz parte das competências do cidadão no desempenho das suas atividades profissionais e pessoais. A promoção da literacia estatística que resulte numa maior facilidade de análise da informação disponível, é uma preocupação das sociedades contemporâneas, com reflexo nos programas de ensino, em particular no Ensino Básico e Ensino Secundário. As novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, homologadas a 19 de agosto de 2021, através do Despacho nº 8209/2021, e que entraram em vigor de forma faseada no ano letivo de 2022/2023, são disso um exemplo. O tema Dados e Probabilidades, com os subtemas Questões estatísticas, Recolha e organização de dados, Representações gráficas, Análise de dados, Comunicação e divulgação do estudo e Probabilidades, ocupa uma parte significativa dos conteúdos de aprendizagem. Neste workshop iremos discutir cada um destes subtemas com ilustrações, exemplos e exercícios, sustentados por software livre que pode ser usado em contexto de sala de aula.

Eva Morais (UTAD) e Sandra Ricardo (UTAD) – 2.º e 3.º ciclos – online – cancelada!

Exploração do tema Dados e Probabilidades com o método de aprendizagem cooperativa “Investigando em Grupo”

O documento “Framework for 21st Century Learning” defende que os alunos com competências de aprendizagem e de inovação estão mais preparados para as mudanças constantes do mundo. Quatro das competências principais são conhecidas por 4Cs (Pensamento Crítico, Criatividade, Comunicação, Colaboração) e estão integradas nas Áreas de Competências propostas pelo “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”. Estas áreas combinam conhecimentos, capacidades e atitudes que permitem ao aluno tornar-se um cidadão capaz de: pensar de forma crítica e independente, tomando decisões livres e fundamentadas perante questões sociais, éticas e naturais; lidar com novos contextos num mundo em rápida transformação; participar ativa e responsavelmente na sociedade, demonstrando respeito pela diversidade e negociando a resolução de conflitos em prol do bem comum.

Os métodos de aprendizagem cooperativa promovem as competências das 4Cs nos alunos ao incentivar o trabalho em equipa. A colaboração e a comunicação permitem que os alunos aprendam uns com os outros e questionem os pontos de vista próprios e dos colegas, levando à aquisição de capacidades e disposições de pensamento crítico e criativo.

Neste workshop vamos apresentar e pôr em prática o método de aprendizagem cooperativa “Investigando em Grupo”. O método estimula a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a colaboração, a responsabilidade individual e compartilhada e o desenvolvimento de competências sociais, o que leva à construção conjunta do conhecimento. Em particular, no âmbito do tema Dados e Probabilidades, este método permite que os alunos melhorem as suas capacidades analíticas e aprofundem os seus conhecimentos com a aplicação prática dos conceitos.

Vanda Santos (UA) e Margarida Pinheiro (UA) – 3.º ciclo – online

“Alternatística”: Alternativas didáticas para o ensino dos dados e probabilidades

Este workshop aborda a importância da literacia estatística e do desenvolvimento do raciocínio probabilístico na educação, de acordo com as Novas Aprendizagens Essencias de Matemática. Dividido em duas partes, a sessão explora os conceitos de Dados e Probabilidades, oferecendo uma compreensão mais completa dessas áreas.

Como mentir com estatísticas? Amostras, gráficos e estatísticas na descrição de um fenómeno de interesse. O objetivo desta primeira parte é analisar diferentes casos em que o processo de extração de informações de estatísticas descritivas depende de dispositivos que derivam em resultados enganosos e não confiáveis.

A segunda parte terá como mote “Faça suas apostas! Chance e probabilidade na vida cotidiana”. No dia a dia, e em muitos aspetos da vida, deparamos com incertezas sobre o futuro Em alguns casos, a tomada de decisão diante da incerteza é baseada em intuição, mas a realidade é que a incerteza pode ser quantificada.

O objetivo deste workshop é, por um lado, desenvolver atividades lúdicas que permitam analisar diferentes procedimentos e considerações no cálculo das probabilidades de resultados possíveis. Por outro lado, pretendem-se explorar tarefas que possam ser utilizadas no 3.º Ciclo do Ensino Básico.