Sessões Plenárias

O barco vai de saída1 : Análise de dados e probabilidades, os desafios no ensino da Matemática

Maria Manuel da Silva Nascimento

A canção de Fausto retrata uma viagem marítima como uma jornada perigosa e cheia de incertezas. Também durante a viagem cantada por Fausto, se referem piratas, tesouros e terras distantes com cores vibrantes, que sugerem uma dimensão aleatória e as riquezas.

Na análise de dados e nas probabilidades, lidamos com incertezas e riscos e temos que os compreender e avaliar para tomar decisões informadas. Além disso, utilizando as suas ferramentas é possível analisar dados, identificar padrões, tentar prever acontecimentos e, mais uma vez, fundamentar a(s) tomada(s) de decisão. Na análise de dados e nas probabilidades, a aleatoriedade e as distribuições são conceitos-chave. Portanto, estas ligações destacam a importância de compreender e utilizar modelos probabilísticos e métodos estatísticos para lidar com a incerteza e tomar decisões (mais uma vez) com base na análise de dados recolhidos.

A canção do Fausto retrata um exemplo de um dia a dia (talvez) distante, mas nos dias de hoje e em todo o lado, dia e hora: análise de dados – estatística – probabilidades – incertezas – riscos – compreender – avaliar – tomar decisões – aleatório – distribuição – modelos são tudo “coisas” que já ouvimos falar e que, por vezes, ficam no ar.

Nesta apresentação plenária desafio-vos para uma abordagem da análise de dados e das probabilidades enquadrada na linha das aprendizagens essenciais da matemática, suas conexões com outros tópicos da matemática, com outras áreas científicas, e sem deixar de lado alguns dos aspetos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

[1] Letra e música de Fausto Bordalo Dias, in “Por este rio acima”, 1982. Por este rio acima é o sexto álbum de Fausto, editado em 1982. É o primeiro disco da trilogia inacabada “Lusitana Diáspora”, que inclui ainda o álbum Crónicas da Terra Ardente (1994). Baseia-se nas viagens de Fernão Mendes Pinto, relatadas na sua Peregrinação. Retirado de https://folhadepoesia.blogspot.com/2014/09/o-barco-vai-de-saida-fausto.html

 

 

 

Dados??

Maria Eugénia da Graça Martins

Data are numbers, but they are not “just numbers”. Data are numbers with a context. …. Because data are numbers with a context, doing statistics means more than manipulating numbers” In Moore, STATISTICS Concepts and Controversies, página XV

Tal como no tempo dos nossos avós foi importante saber ler e contar, hoje é importante saber ler a informação que nos chega na forma de dados. Os imperativos das sociedades de hoje exigem que as pessoas sejam matemática, estatística, científica e tecnologicamente aptas para interagir com o mundo que as rodeia. O processo de democratização da matemática foi arrastado pela “quantização” da sociedade, que por outro lado nos conduziu à necessidade de novas ferramentas para melhor a interpretar e avaliar.

Literacia estatística (Moore, 1997) – …In its simplest terms, statistical literacy can be interpreted as meaning an ability to interact effectively in an uncertain (non-deterministic) environment – Anne Hawkins

Um aspecto fundamental na literacia estatística, é compreender e usar o raciocínio estatístico, que é diferente do raciocínio matemático e a educação estatística não se pode restringir a uma visão da Estatística, como um ramo da Matemática.

Exemplificando, um conjunto de dados, não tem o mesmo significado que um cnjunto de números (definição de conjunto em Matemática), razão pela qual considerámos um erro a definição do termo Conjunto no tópico de Organização e Tratamento de Bados no programa do Básico anterior.

Falaremos de dados, representação de dados e confusões entre dados e frequências.

Abordaremos ainda algumas situações que consideramos incorrectas nas Aprendizagens Essenciais do Programa do Básico.