Sessões Plenárias

Interrogando a ideia de pensamento computacional em educação

João Filipe Matos

O conceito de pensamento computacional tornou-se recentemente um elemento muito presente nos currículos escolares e em numerosas publicações que o associam, em geral, a formas digitais de processamento de informação. Mas é importante considerar o pensamento computacional no quadro de atividades de resolução de problemas e de modelação matemática de situações reais, bem como as questões de representação e de comunicação associadas. A problematização e decomposição, o reconhecimento de padrões, a abstração e a depuração são ideias que é importante dissecar e operacionalizar com vista ao desenho pedagógico de atividades a realizar com os alunos que produzam as aprendizagens desejadas.

Através de exemplos ilustrativos, nesta sessão é feita uma incursão sobre o conceito de pensamento computacional nas suas diversas dimensões, é analisado o seu lugar na educação – em particular, nas Aprendizagens Essenciais em TIC e na sua integração recente nas Novas Aprendizagens Essenciais em Matemática – e é discutida a dimensão pedagógica da sua implementação.

 

Programação tangível na confluência do pensamento computacional, da inclusão e da articulação curricular

Isabel Cabrita

A programação tangível é uma das vias privilegiadas para o desenvolvimento do pensamento computacional e desde os anos iniciais de escolaridade. Este pode ser mobilizado na resolução, mediada por robots, de tarefas desafiantes interconectando diversas áreas curriculares, contribuindo para uma visão holística do saber. Devidamente arquitetada segundo uma abordagem exploratória, a sua exploração didática ainda pode promover a inclusão de todos e de cada aluno.

Estes foram os principais pilares do Projeto internacional TangIn – Tangible Programming & Inclusion.

Inscrito numa lógica de Investigação e Desenvolvimento (I&D) colaborativa, permitiu a criação, testagem, avaliação e reformulação, cíclicas, em contextos formais ou não formais, das propostas didáticas concebidas.

No âmbito desta conferência, traça-se a história deste projeto, apresentam-se propostas didáticas desenvolvidas, reflete-se sobre alguns dos principais resultados obtidos e instiga-se à proliferação da comunidade de prática Edu-TangIn.

Assim, poderemos contribuir para uma educação de sucesso, consonante com as mais recentes orientações para o processo educativo a matemática. E para o desenvolvimento da identidade pessoal e profissional dos professores.