Painel

Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove?

A construção de um Referencial Curricular é um elemento basilar dos currículos do Ensino Básico e Secundário. Um dos passos iniciais para ajudar nessa construção é o estabelecimento de Aprendizagens Essenciais orientadas para o Perfil do Aluno que é desejável no final da escolaridade obrigatória.

No caso da Matemática e de acordo com o definido pela OCDE, as Aprendizagens Essenciais valorizam a perspetiva da Matemática para todos, baseada em seis capacidades matemáticas transversais (que têm vindo a assumir uma cada vez maior relevância nos currículos de Matemática dos diversos países), sendo uma delas o Pensamento Computacional.  

Desenvolver o Pensamento Computacional pressupõe trabalhar, de forma integrada, um conjunto de práticas imprescindíveis na atividade matemática, que dotam os alunos de ferramentas necessárias à resolução de problemas. 

O presente Painel pretende contribuir para o debate deste tópico, clarificando o sentido que faz falarmos em Pensamento Computacional na matemática, na sua transferibilidade para outras disciplinas, bem como sobre as competências que promove no desenvolvimento de cidadãos mais autónomos e digitalmente críticos.

Neste painel, contamos com a participação de:

Carlos Albuquerque – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Filipe T. Moreira – CCTICUA, DigiMedia e Instituto Politécnico da Guarda

João Vítor Torres – CCTIC/CIEF Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

José Miguel Sousa – Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira

Moderadora:

Margarida M. Pinheiro – CIDTFF, ISCA-UA, Universidade de Aveiro